domingo, 2 de outubro de 2011

Trabalho missionário de Paulo I

"Não obstante meus gritos e apelos sufocou a minha prece!" Lamentações 3:8

Philip Schaff - "History of the Christian Church" (continuação)

Boa Leitura!

A vida pública de Paulo, começa a partir do terceiro ano após sua conversão até seu martírio, D. C. 40-64, abraça um quarto de século, três grandes campanhas missionárias com expedições menores, cinco visitas a Jerusalém, e pelo menos quatro anos de cativeiro em Cesaréia e Roma. Alguns estendem-na a D. C. 67 ou 68. Pode ser dividida em cinco ou seis períodos, como segue:

1. D.C. 40-44. O período de trabalhos preparatórios na Síria e na sua nativa Cilícia, em parte, sozinho, em parte, em conexão com Barnabé, seu companheiro sénior e apóstolo entre os gentios.

No seu retorno após o retiro na Arábia Paulo começou seu ministério público com seriedade em Damasco, pregando a Cristo, no mesmo local onde tinha sido convertido e chamado. Seu testemunho enfureceu os judeus, suscitando contra ele o vice-rei da Arábia, mas ele foi salvo para utilidade futura, descendo numa uma cesta através de uma janela na parede da cidade pelos irmãos.411 Três anos depois de sua conversão, ele subiu a Jerusalém para conhecer Pedro, passando duas semanas com ele. Além dele, viu Tiago, o irmão do Senhor. Barnabé apresentou-o aos discípulos, que a princípio tinham medo dele, mas quando souberam de sua conversão maravilhosa, eles "glorificaram a Deus" pelo seu perseguidor ser agora pregador da fé tendo sido antes trabalhador para sua destruição.412 Ele não veio para aprender o evangelho, tendo recebido já por revelação, nem para ser confirmado ou ordenado, depois de ter sido chamado "não por homens, ou através de homens, mas por Jesus Cristo." No entanto, sua entrevista com Pedro e Tiago, apesar de pouco mencionada, deve ter sido carregada com o mais profundo interesse. Pedro, bondoso e generoso como era, naturalmente recebê-lo com alegria e com acção de graças. Ele próprio, uma vez negou o Senhor não malignamente, mas por fraqueza, como Paulo havia perseguido os discípulos - ignorantemente na incredulidade. Ambos tinham sido misericordiosamente perdoados, ambos tinham visto o Senhor, ambos foram chamados para a mais alta dignidade, tanto poderiam dizer do fundo do coração: "Senhor tu sabes todas as coisas, tu sabes que amo-te." Sem dúvida eles iriam trocar experiências e confirmar uns aos outros na fé comum.

Foi provavelmente nesta visita que Paulo recebeu numa visão no templo, a ordem expressa do Senhor para ir rapidamente até o Gentios.413 Se ele tivesse ficado mais tempo na sede do Sinédrio, ele sem dúvida teria conhecido o destino de mártir Estêvão.

Ele visitou Jerusalém pela segunda vez durante a carestia alimentar sob Cláudio, no ano de 44, acompanhado por Barnabé, numa missão benevolente, carregando uma colecção dos cristãos de Antioquia para o alívio dos irmãos no Judeia.414 Naquela ocasião, ele provavelmente não viu nenhum dos apóstolos por causa da perseguição em que Tiago foi decapitado, e Pedro preso.

A maior parte desses quatro anos foram gastos na obra missionária em Tarso e Antioquia.

Sem comentários:

Enviar um comentário