segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Os Apóstolos Representantes II

"E o povo estava olhando. E também os príncipes zombavam dele, dizendo: Aos outros salvou, salve-se a si mesmo, se este é o Cristo, o escolhido de Deus." Lucas 23:35

Boa Leitura!

Gostaríamos de saber mais sobre as relações pessoais destes Apóstolos pilares, no entanto devemos satisfazer-nos com algumas sugestões. Eles trabalharam em diferentes campos e raramente se encontraram face a face na sua movimentada vida. O tempo era muito precioso, o seu trabalho muito sério, para prazeres sentimentais da amizade. Paulo foi para Jerusalém no A.D. 40, três anos após a sua conversão, com o objectivo expresso de conhecer pessoalmente Pedro, passando duas semanas com Ele, no entanto não viu nenhum dos outros Apóstolos, apenas Tiago, o irmão do Senhor236. Ele encontrou-se com os Apóstolos pilares no Concílio de Jerusalém, A.D. 50, e celebrou com eles, a pacífica concordata referente à divisão do trabalho, e à questão da circuncisão. Os mais antigos Apóstolos deram-lhe a Ele e a Barnabé “o braço direito de comunhão” em sinal de fraternidade e fidelidade237. Não muito tempo depois Paulo reencontra-se com Pedro pela terceira vez, em Antioquia, mas entrou em colisão aberta com Ele, na grande questão da liberdade Cristã, e a união dos Judeus com os Pagãos convertidos238. A discordância foi apenas temporária, mas significativamente revela a profunda comoção e fermentação da idade apostólica., e aponta antagonismos e reconciliações futuras na Igreja. Vários anos depois (A.D.50) Paulo refere-se a Pedro uma última vez, e aos irmãos do Senhor, pelo direito de ter uma mulher Cristã com Ele nas suas jornadas missionárias239. Pedro, em sua primeira epístola às Igrejas Paulinas, confirma-os na Fé Cristã, e em sua segunda epístola, a sua última vontade e testamento, ele carinhosamente louva as letras do seu “amado irmão Paulo”, acrescentado no entanto, uma característica notável, que todos os comentadores devem admitir como verdadeira, que (mesmo tendo em conta a discórdia em Antioquia) há nos escritos de Paulo “algumas coisas difíceis de serem compreendidas240.” De acordo com a tradição (que varia consideravelmente quanto aos pormenores), os grandes líderes dos Judeus e Gentios Cristãos reuniram-se em Roma, onde foram julgados e condenados em conjunto, Paulo, o cidadão Romano, teve a morte pela espada sobre a estrada em Ostian nas Tre Fontane; Pedro, o Apostolo Galileu, teve a mais degradante morte na cruz na colina do Janiculum. João menciona Pedro frequentemente no seu Evangelho, especialmente no apêndice241, mas nunca menciona Paulo, Ele conheceu-o, como parece, uma única vez, em Jerusalém, encarregando-o como companheiro de braço direito, tornando-se seu sucessor no campo frutífero da Ásia Menor, construindo sobre a sua fundação.

Sem comentários:

Enviar um comentário