sábado, 7 de novembro de 2009

Importância da Idade Apostólica

"Então ensinarei aos transgressores os teus caminhos, e os pecadores a ti se converterão." Salmos 51:13

Como o título diz, fala da importância da Idade Apostólica para a subsequente história da Cristandade, pois esta é como uma fonte onde todas as Idades Futuras podem ir beber..

Boa Leitura!

A vida de Cristo é o Divino Humano, fonte e cabeça da Religião Cristã, a idade Apostólica é a fonte e cabeça da Igreja Católica, como uma sociedade organizada separada e distinta da sinagoga Judaica. É a idade do Espírito Santo, a idade da inspiração e legislação para todas as idades subsequentes.
Salta aqui, na sua pureza e frescor original, a água viva da nova criação. O Cristianismo vem de cima do Céu como um facto sobrenatural, no entanto, há muito predito e preparado, e adaptado aos mais profundos desejos da natureza humana. Sinais e maravilhas, e demonstrações extraordinárias do Espírito, para a conversão dos não crentes Judeus como Pagãos, assistindo a sua entrada no mundo do pecado. Retoma a sua residência permanente na nossa raça caída, para transformá-la gradualmente, sem guerra ou derramamento de sangue, em silêncio, como um divino processo, em um reino de verdade e justiça. Modesta e humilde, baixo e feio na sua aparência exterior, mas constantemente consciente da sua origem divina e o seu eterno destino, sem ouro ou prata, mas ricos sobrenaturalmente em dons e poder, fortes na fé, no amor ardente, e alegres na esperança, que ostentam na Terra vasos dos imperecíveis tesouros dos céus, se apresenta Ela própria na história como a única verdadeira, a perfeita religião, para todas as nações da Terra. No início, insignificante, e mesmo desprezível seita aos olhos das mentes carnais, odiada e perseguida pelos Judeus e Pagãos, que confunde a sabedoria dos Gregos e o Poder Romano, cedo planta, os estandartes das cruzes nas grandes cidades da Ásia, África, e Europa, e comprova-se a Esperança do Mundo.
Em virtude desta original pureza, vigor e beleza, e o permanente sucesso do primitivo Cristianismo, a canónica autoridade da única mas inesgotável volume da sua literatura, o carácter dos Apóstolos, os órgãos inspirados pelo Espírito Santo, aqueles iletrados professores da humanidade, a Idade Apostólica tem um incomparável interesse e importância na História da Igreja. É o fundamento imóvel do todo. Tem a mesma regulativa força para todos os desenvolvimentos posteriores da Igreja como os escritos dos inspirados Apóstolos tiveram para os trabalhos para as obras posteriores dos autores Cristãos.
Além disso, o Cristianismo Apostólico é performativo, e contêm os genes de todos os que vivem os seguintes períodos, personagens e tendências. Possui o mais alto padrão de Doutrina e Disciplina, é o génio inspirador de todos os verdadeiros progressos, sugere a cada idade o seu peculiar problema com o poder de resolvê-lo. O Cristianismo nunca poderá ultrapassar Cristo, mas ele cresce em Cristo. A Teologia não pode ir mais além do que o Verbo de Deus, mas deve sempre progredir no entendimento e na aplicação do Verbo de Deus. Os três principais Apóstolos representam não só as três fases da Igreja Apostólica, mas também como muitas idades e tipos de Cristianismo, e no entanto, Eles estão todos presentes em todas as idades e todos os tipos232.

Sem comentários:

Enviar um comentário