domingo, 2 de agosto de 2009

Aparênçia de Jesus

Tu és mais formoso do que os filhos dos homens; a graça se derramou em teus lábios; por isso Deus te abençoou para sempre.
Cinge a tua espada à coxa, ó valente, com a tua glória e a tua majestade.
E neste teu esplendor cavalga prosperamente, por causa da verdade, da mansidão e da justiça; e a tua destra te ensinará coisas terríveis.
As tuas flechas são agudas no coração dos inimigos do rei, e por elas os povos caíram debaixo de ti.(Salmo 45, 2-5)

Boa Leitura!

Nenhum dos Evangelistas, nem mesmo o discípulo amado e amigo íntimo de Jesus, nos dá a menor pista de sua fisionomia e estatura, ou da sua voz, sua forma, o seu alimento, a sua roupa, o seu quotidiano. Neste aspecto o nosso instinto natural de afecto foi sabiamente ignorado. Ele que é o Salvador de todos e um perfeito exemplar para todos, não deve ser identificado com as linhas particulares de uma raça ou nacionalidade ou tipo ou beleza. Devemos agarrar-nos a Cristo em espírito e em glória e não para o Cristo da carne, então St. Paulo pensou (2 Cor. 5:16; Comp. 1 Pe. 1:8). Embora invisível, Ele é amado por todos os Seres-Humanos.
“Não te vejo, não te ouço,
Mas tu estás comigo;
E nunca a Terra foi tão Feliz, num Local,
Como quando eu me encontrei contigo”
Jesus, sem dúvida, acomodou-se Ele próprio na roupa e aparência geral, com os costumes das pessoas e da época, evitando toda a ostentação. Ele provavelmente passou despercebido, pelas populações ocupadas. Mas com a aproximação do observador, Ele deve ter revelado uma beleza espiritual e uma inspirada majestade em seu rosto e pessoas. Isto ajuda a explicar a prontidão com que os Discípulos, esqueceram todas as coisas, seguiram-no com uma ilimitada reverência e devoção. Ele não tinha a fisionomia de pecador. Ele tinha mais que uma fisionomia de Santo. Ele reflectia nos seus olhos e rosto, a serena paz e celestial pureza de uma Alma sem pecado, em harmonia com a bênção de Deus. Sua presença, inspirava reverência, confiança e afecto.
Na ausência de autêntica representação, a arte Cristã, no seu irreprimível desejo de expor em visível forma, o mais Justo entre os Filhos dos Homens., foi deixada à sua própria concepção imperfeita do ideal de beleza. A Igreja sobre perseguição nos primeiros séculos, era adversa à representação gráfica de Cristo (Hoje sabemos que este argumento protestante é mentira, devido às imagens encontradas nas catacumbas de Roma, representando a vida de Jesus, e os Santos), e estava associada a Ele em seu estado de humilhação, não em seu estado de exaltação, a ideia de pureza e humilhação, tirada literalmente da descrição da profecia do Messias Sofredor no vigésimo segundo Salmo e no Quinquagésimo terceiro de Isaías. A Igreja vitoriosa depois de Constantino, começando com a figura do Messias no quadragésimo quatro Salmo e da Canção de Salomão, viram o mesmo Senhor na Glória do Céu, “mais justo que os filhos dos homens” e “absolutamente adorável”. No entanto a diferença não foi muita como é representado. Mesmo para os Pais anti-Nicena (especialmente Clemente de Alexandria), além da expressamente distinção entre a primeira aparência de Cristo simples e humilde, e a segunda aparência em Glória e Majestade, não significa negar ao Salvador mesmo quando estando na Terra, uma ordem superior de Beleza Espiritual, “a glória do verbo gerado pelo Pai, cheio de graça e verdade”, que brilhou através do véu da sua humanidade, e algumas vezes, como na Transfiguração, antecipou a sua futura glória. “Certamente”, diz Jerónimo, “uma chama de fogo e um brilho estrelado de seus olhos, e a majestade da Cabeça de Deus brilhou em seu rosto”.
As primeiras imagens de Cristo, nas catacumbas, são puramente simbólicas, e representá-lo sob a figura do Cordeiro, o Bom-Pastor, o Peixe. A última tem referência à palavra Grega de Ichtys, que contém as iniciais das palavras jIhsou’”Cristov” Qeou’ Juio;” Swth;r. “Jesus Cristo, Filho de Deus, Salvador.” Verdadeiras imagens de Cristo na Igreja primitiva teriam sido uma ofensa aos Judeus, e uma tentação e cilada para os pagãos convertidos.
A primeira formal descrição da aparência de Cristo, que, embora não seja autêntica e, certamente não mais antiga do que o quarto século, exerceu uma grande influência sobre as representações gráficas, é atribuída ao pagão Publius Lentulus, um suposto contemporâneo de Pilatos e “Presidente das pessoas de Jerusalém” (não existe tal ofício), em uma carta apócrifa em latim para o senado romano, que foi descoberta pela primeira vez em um MS. cópia dos escritos de Anselm de Canterbury no décimo segundo século, e publicada com pequenas variações por, Fabricius, Carpzov, Gabler, etc. Trata-se do seguinte modo:
“Neste tempo apareceu um Homem, que vive até agora, um Homem dotado de grandes poderes. Os homens chamam-no de Grande Profeta; Os seus próprios discípulos como o Filho de Deus. O seu nome é Jesus Cristo. Ele restaura os mortos à vida, e cura os doentes de todo o tipo de doenças. Este Homem é de nobre e bem proporcionada estatura, com o Rosto cheio de bondade e ainda firmeza, de modo quem o vê tanto o ama como o teme. Seu cabelo é da cor de vinho, e de ouro na raiz, recto, e sem brilho, mas a partir do nível das orelhas curvo e brilhante, e dividido ao centro como a forma dos Nazarenos [Nazarites?]. Sua fronte é plana e suave, com o rosto sem ruga ou defeito, e brilhante como uma flor dedicada. Seu semblante do tipo sincero. O nariz e a boa não têm nenhum defeito. A sua barba é cheia, da mesma cor dos cabelos, curta, mas bifurcada. Os seus olhos são azuis, e extremamente brilhantes. Na censura e repreensão é formidável, na exortação e ensino, é gentil e amável. Ele nunca foi visto a rir, mas muitas vezes triste (numquam visus est ridere, flere autem saepe). A sua Pessoa é alta e erecta, suas mãos e pernas bonitas e direitas. Ao falar, é deliberado e grave, e pouco dado à tagarelice. Em beleza ele ultrapassa os filhos dos homens”.

Sem comentários:

Enviar um comentário