terça-feira, 27 de setembro de 2011

Os trabalhos de Paulo IV

"É bom para o homem carregar seu jugo na mocidade." Lamentações 3:27

Philip Schaff - "History of the Christian Church" (continuação)

Boa Leitura!

Em nobre abnegação, ganhou a sua subsistência com as suas próprias mãos, como um fabricante de tendas, ele não quis ser peso para as suas congregações (a maioria pertencente às classes mais baixas), para que pudesse preservar a sua independência, parar a boca dos seus inimigos, e testemunhar a sua gratidão à infinita misericórdia do Senhor, que o chamara de sua carreira de cabeça, da sua fanática perseguição para o ofício do apóstolo da graça. Ele nunca arrecadou dinheiro para si, mas para os cristãos pobres judeus na Palestina. Apenas como uma excepção ele recebe presentes dos seus convertidos em Filipos, que foi particularmente caro a ele. No entanto, ele ordena repetidamente às igrejas para cuidar liberalmente do apoio temporal dos seus mestres que quebram para eles o pão da vida eterna. O Salvador do mundo um carpinteiro! O maior pregador do evangelho um fabricante de tendas!

Das inúmeras dificuldades, perigos e sofrimentos que ele encontrou com os judeus, os pagãos e falsos irmãos, não podemos formar uma ideia adequada, pois o livro dos Actos é apenas um registo sumário. Ele complementa ainda que incidentalmente. "Dos judeus cinco vezes recebi quarenta açoites menos um, Três vezes fui açoitado com varas, uma vez fui apedrejado, três vezes sofri naufrágio, uma noite e um dia passei no abismo; em viagens muitas vezes, em perigos de rios, em perigos de salteadores, em perigos dos meus conterrâneos, em perigos dos gentios, em perigos na cidade, em perigos no deserto, em perigos no mar, em perigos entre falsos irmãos: no trabalho, em vigílias muitas vezes, em fome e sede, em jejuns muitas vezes, em frio e nudez. Além dessas coisas que são exteriores, há o que pesa sobre mim diariamente, nos cuidados ansiosos por todas as igrejas. Quem é fraco, sem eu ser fraco? Quem é ofendido, sem eu me queimar?"407 Assim, ele escreveu aos Coríntios, relutantemente, em auto-justificação contra seus caluniadores, no ano de 57, antes de seu julgamento mais longo e mais difícil nas prisões de Cesaréia e Roma, e pelo menos sete anos antes de seu martírio. Ele foi "pressionado por todos os lados, não ficou angustiado; perplexo, mas não desanimado; perseguido, mas não desamparado; derrotado, mas não destruído." 408 Sua inteira carreira pública foi uma guerra contínua. Ele representa a igreja militante, ou "a marcha e conquista do cristianismo." Ele era "unus versus mundum", num sentido muito maior do que foi dito de Atanásio o Grande, quando confrontado com a heresia ariana e do paganismo imperial de Juliano, o Apóstata.

No entanto, ele nunca foi infeliz, mas cheia de alegria e paz. Ele exortou os filipenses da sua prisão em Roma: "Alegrai-vos sempre no Senhor; outra vez digo, regozijai-vos". Em todos os seus conflitos com os inimigos de fora e os inimigos interiores de Paulo era "mais que vencedor" através da graça de Deus que foi suficiente para ele. "Porque estou certo", escreve ele aos Romanos na cepa de uma ode sublime do triunfo "que nem a morte, nem vida, nem anjos, nem principados, nem coisas presentes, nem coisas futuras, nem potestades, nem a altura , nem a profundidade, nem qualquer outra criatura será capaz de nos separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor"409 e sua palavra tardia e agonizante é uma garantia de vitória: "Combati o bom combate, eu terminei o caminho, eu guardei a fé: doravante é reservada para mim a coroa da justiça que o Senhor, justo juiz, que me dará naquele dia: e não somente a mim, mas também a todos os que esperam a sua vinda."410

Sem comentários:

Enviar um comentário