domingo, 10 de julho de 2011

A conversão de Paulo. II

"Outras (Sementes), enfim, caíram em terra boa: deram frutos, cem por um, sessenta por um, trinta por um." São Mateus 13:8

Philip Schaff - "History of the Christian Church" (continuação)

Boa Leitura!

Temos três textos completos deste evento, em Actos, um de Lucas, dois do próprio Paulo, com ligeiras variações em detalhes, que só confirmam a essencial harmonia.365 Paulo também faz alusão a isso cinco ou seis vezes em suas Epistolas.366 Em todas essas passagens, ele representa a mudança como um acto decorrente de uma intervenção directa de Jesus, que se revelou em sua glória do céu e golpeou a sua convicção na sua mente como um relâmpago à meia-noite. Ele compara com o acto criativo de Deus quando Ele mandou a luz resplandecer nas trevas.367 Ele põe grande ênfase no facto de que ele foi convertido e chamado para o apostolado directamente por Cristo, sem qualquer intervenção humana, que ele aprendeu o evangelho da graça livre e universal por meio da revelação, e não dos apóstolos mais velhos, a quem nem sequer viu até três anos após sua conversão.368

A conversão, na verdade, não foi uma compulsão moral, mas incluía a responsabilidade de assentimento ou discordância. Deus não converte ninguém pela força ou pela magia. Ele fez o homem livre, e age sobre ele como um ser moral. Paulo poderia ter "desobedecido à visão celestial." 369 Ele poderia ter "chutado contra os aguilhões", apesar de ser "duro" (não impossível) de fazer-lo.370 Essas palavras implicam uma preparação psicológica, algumas dúvidas e desconfiança quanto ao seu curso, algum conflito moral entre a carne e o espírito, que ele próprio descreveu 20 anos depois da experiência pessoal, e que problemas no seu grito de desespero: "Miserável homem que eu sou! Quem me livrará do corpo desta morte?” 371 Em sua viagem de Jerusalém a Damasco (antes da sua conversão), que leva sensivelmente uma semana inteira a pé ou a cavalo - a distância é de cerca de 140 milhas - que Saulo estava atravessando, na solidão de seus próprios pensamentos, através de Samaria, Galileia e toda o monte Hermon , ele teve tempo suficiente para a reflexão, como podemos muito bem imaginar do rosto brilhante do mártir Estêvão enquanto ele estava como um santo anjo perante o Sinédrio, e como no último momento ele orou por seus assassinos, que foi assombrá-lo como um fantasma e avisando-lhe para parar sua carreira louca.

Porém, não devemos super-estimar essa preparação ou antecipar a sua experiência mais madura nos três dias que mediaram entre a sua conversão e seu baptismo, e durante os três anos de meditação silenciosa na Arábia. Ele estava, sem dúvida, procurando a verdade e a justiça, mas havia um espesso véu sobre seu olho mental, que só poderia ser levantado por uma mão exterior, o acesso ao seu coração foi barrado por uma porta de ferro e de preconceito que tinha de ser quebrado pelo próprio Jesus. No caminho para Damasco, ele ainda "respirava ameaças e mortes contra os discípulos do Senhor", pensando que estava a fazer o "serviço de Deus," ele era, para usar sua própria linguagem, "além da medida" perseguidor da igreja de Deus esforçando-se para destruí-la “sendo extremamente zeloso das tradições dos seus pais" do que muitos na sua idade, aquando "aprouve a Deus revelar seu Filho nele." Além disso, é só à luz da fé que vemos a escuridão da meia-noite do nosso pecado, e é somente sob a cruz de Cristo que nós sentimos todo o peso esmagador da culpa e a profundidade insondável do amor redentor de Deus. Nenhuma quantidade de pensamento e reflexão subjectiva poderia ter provocado essa mudança radical em tão pouco tempo. Foi o aparecimento objectivo de Jesus que é realizou.

Sem comentários:

Enviar um comentário