segunda-feira, 4 de abril de 2011

Tiago o irmão do Senhor! III

Philip Schaff - "History of the Christian Church" (continuação)

"Assim também todo fiel recorrerá a vós, no momento da necessidade. Quando transbordarem muitas águas, elas não chegarão até ele.
" Salmos 31:6

Boa Leitura!

Mas devemos distinguir cuidadosamente entre o judeu-cristão, mas ortodoxo, super-estimado Tiago na Igreja Oriental, como a encontramos nos fragmentos de Hegesipo e na Liturgia de São Tiago, e da perversão herética de Tiago num inimigo do Paulo e do evangelho da liberdade, como ele aparece em ficções apócrifas. Temos aqui o mesmo fenómeno, como no caso de Pedro e Paulo. Cada apóstolo líder tem a sua sombra apócrifa e caricatura, tanto na igreja primitiva e na reconstrução crítica moderna da sua história. O nome e autoridade de Tiago foi abusada pelo partido judaizante para minar o trabalho de Paulo, não obstante o acordo fraternal dos dois em Jerusalém.329 Os Ebionitas no segundo século continuaram esta agressão maligna sobre a memória de Paulo ao abrigo dos nomes homenageados de Tiago e Pedro, enquanto uma certa classe de críticos modernos (embora geralmente a partir do ponto de vista da oposição ultra -ou pseudo -paulina) envidam esforços para provar o mesmo antagonismo da Epístola de Tiago (na medida em que admitam que ela seja verdadeira em tudo). 330

A epístola em nosso cânon, que pretende ser escrito por "Tiago, servo de Deus e de Jesus Cristo, às doze tribos da dispersão", embora geralmente não reconhecida no tempo de Eusébio e Jerónimo, tem fortes provas internas de autenticidade. Precisamente veste os factos e o carácter e a posição do Tiago histórico como nós o conhecemos de Paulo e dos Actos, e difere grandemente do Tiago apócrifos das ficções Ebionitas.331 Levanta, sem dúvida, de Jerusalém, a metrópole teocrática, em meio ao cenário da Palestina. As comunidades cristãs não aparecem como as igrejas, mas como sinagogas, que consistem principalmente de pessoas pobres, oprimidas e perseguidas pelos judeus ricos e poderosos. Não há nenhum vestígio dos cristãos gentios, ou de qualquer controvérsia entre eles e os cristãos judeus. A Epístola foi talvez uma fonte para o original Evangelho de Mateus para os Hebreus, como a Primeira Epístola de João foi uma fonte ao seu Evangelho. É provavelmente a mais antiga das epístolas do Novo Testamento.332 Ela representa, em todos os eventos, o mais antigo e simples, no entanto, um tipo eminentemente prático e necessário do cristianismo, com seriedade profética, sentenças proverbiais, grande frescura, e em bom grego. Não é dogmática, mas ética. Tem uma forte semelhança com os endereços a João Baptista e o Sermão de Nosso Senhor no Monte, e também para com o livro Eclesiástico e a Sabedoria de Salomão.333 Ele nunca ataca directamente os judeus, mas ainda menos São Paulo, pelo menos não na sua doutrina genuína. Ele caracteristicamente chama o evangelho, a "lei perfeita da liberdade", 334 ligando assim muito de perto com a dispensação mosaica, mas elevando-o por implicação muito acima da lei imperfeita da servidão. O autor tem muito pouco a dizer sobre Cristo e os mistérios mais profundos da redenção, mas, evidentemente, pressupõe um conhecimento da história do evangelho, e reverentemente chama Cristo de "o Senhor da glória", e chama-se humildemente o seu "servo". 335 Ele representa toda religião em seu aspecto prático como uma exposição da fé pelas boas obras. Ele, sem dúvida, varia muito de Paulo, mas não o contradiz, mas complementa-o, e preenche um lugar importante no sistema cristão de verdade, que abrange todos os tipos de piedade genuína. Há multidões de trabalhadores cristãos de sinceridade pia e fiéis que nunca se elevaram acima do nível de Tiago, ou para as alturas sublimes de Paulo ou João. A igreja cristã nunca teria dado à epístola de Tiago um lugar no cânone se ela sentia que era incompatível com a doutrina de Paulo. Até mesmo a igreja luterana não seguiu o seu líder em seu julgamento desfavorável, mas ainda mantém Tiago entre os livros canónicos.

Sem comentários:

Enviar um comentário