domingo, 19 de dezembro de 2010

Tempo e Lugar I

Philip Schaff - "History of the Christian Church" (continuação)

"Chamou ao segundo Efraim, 'porque, disse ele, Deus fez-me crescer na terra de minha aflição.'" Génesis 41:52

Boa Leitura!

III. TEMPO E LUGAR, do Pentecostes. Será que ele ocorreu num dia de Senhor (o oitavo depois da Páscoa), ou no sábado judaico? Numa casa particular, ou no Templo? Julgámos que foi no Dia do Senhor, e numa casa privada. Mas as opiniões estão muito divididas, e os argumentos quase equilibrados.

(1) A escolha do dia da semana depende em parte da interpretação de "o dia depois do sábado (Páscoa)", no qual o quinquagésimo dia era para ser contado, de acordo com a prescrição legislativa em Lv. 23:11, 15, 16, ou seja, se foi no dia seguinte após o primeiro dia da Páscoa, ou seja, o 16 de Nisan, ou no dia depois do sábado regular na semana Páscoa. Em certa medida a data da crucificação de Cristo, ocorreu numa sexta-feira, a saber, se esta foi a 14 ou 15 de Nisan. Se assumirmos que a sexta-feira da morte de Cristo foi o 14 de Nisan, o 15 foi num sábado, e o Pentecostes nesse ano, tem que cair no domingo, mas se a sexta-feira da crucificação foi o 15 de Nisan (como eu defendo, ver § 16, p. 133), então o Pentecostes cai num sábado judaico (assim Wieseler, que fixa-o no sábado, 27 de maio, 30 dC), a menos se contarmos a partir do final do dia 16 de Nisan (como Wordsworth e Plumptre fazem, no qual colocam o Pentecostes no Domingo). Mas se tomarmos o "sábado" em Lv. 23 no sentido usual do sábado semanal (como os saduceus e Caraítas fazem), então o Pentecostes judaico sempre cai num domingo. Em todo o caso a igreja cristã tem uniformemente observado o WhitSunday (expressão Inglesa para referir o Domingo do Pentecostes) no oitavo dia do Senhor depois da Páscoa, aderindo, neste caso, bem como nas festas da ressurreição (domingo) e da ascensão (quinta-feira), a antiga tradição, para o dia da semana quando ocorreu o evento. Essa visão seria fornecer uma razão adicional para a transferência do Domingo, do dia da ressurreição do Senhor e da descida do Espírito Santo, para o sábado judaico. Wordsworth: "Assim, o primeiro dia da semana, foi consagrada a todas as três Pessoas da Santíssima Trindade sempre abençoadas e indivisíveis, e as bênçãos da criação, redenção e santificação são comemorados no Domingo cristão". Wieseler assume, sem uma boa razão, que a antiga igreja deliberadamente alterou o dia, em oposição ao sábado judaico, mas a celebração do Pentecostes, juntamente com a da Ressurreição, parece ser tão antiga como a igreja cristã e tem seu precedente no exemplo de Paulo, Actos 18:21; 20:16 .- Lightfoot (Hebr Horae em Acta Ap 2:1;... Opera II 692) conta o Pentecostes partir de 16 de Nisan, mas mesmo assim coloca o primeiro Pentecostes cristão num Domingo por um interpretação inusitada e questionável de Actos 2:1 RJE tw '/ sunplhrou'sqai ª; ª hJmevran n' "Penthkosth", que ele faz dizer "quando o dia de Pentecostes havia ido embora," em vez de "foi plenamente alcançado". Mas se o Pentecostes caiu num sábado judaico ou num dia do Senhor, a coincidência nos dois casos foi significativa.

Sem comentários:

Enviar um comentário