terça-feira, 2 de agosto de 2011

A conversão de Paulo. IV

"Nunca faltarão pobres na terra, e por isso dou-te esta ordem: abre tua mão ao teu irmão necessitado ou pobre que vive em tua terra." Deuteronómio 15:11

Philip Schaff - "History of the Christian Church" (continuação)

Boa Leitura!

Sua experiência pela justificação pela fé, o seu perdão gratuito e aceitação por Cristo eram para ele o mais forte estímulo para a gratidão e consagração. Seu grande pecado de perseguição, como Pedro, foi a negação, mas foi anulada para o seu próprio bem: a lembrança disto manteve-o humilde, guardava contra a tentação, e intensificou o seu zelo e devoção. "Eu sou o menor dos apóstolos", disse ele com humildade sincera: “não sou digno de ser chamado apóstolo, porque persegui a igreja de Deus. Pela graça de Deus sou o que sou, e a graça que foi dada a mim não foi em vão, mas eu trabalhei muito mais do que todos eles;. Todavia não eu, mas a graça de Deus que está comigo."376 Esta confissão contém, em resumo, todo o significado da sua vida e obra.

A ideia da justificação pela graça de Deus em Cristo através da fé viva que faz Cristo e os seus méritos nossos e leva à consagração e santidade, é a ideia central de Paulo, nas epístolas. Sua teologia inteira, doutrina, ética e prática, detém-se como um germe, na sua conversão, mas na verdade foi desenvolvido por um forte conflito com mestres Judaicos que continuavam a confiar na lei para a justiça e salvação, e, portanto, praticamente frustraram as graça de Deus e fizeram da morte de Cristo, desnecessária e inútil.

Embora Paulo tenha rompido radicalmente com o judaísmo opondo-se à noção farisaica da justiça legal, a cada passo e com todas as suas forças, ele estava longe de se opor ao Antigo Testamento ou ao povo judeu. Aqui ele mostra sua grande sabedoria e moderação, e sua superioridade infinita sobre Marcion e outros ultra-reformistas e pseudo-paulinos. Agora, ele interpretou as Escrituras como uma preparação directa para o evangelho, a lei como um professor que leva a Cristo, Abraão como o pai dos fiéis. E quanto aos seus compatriotas segundo a carne, que ele amava mais do que nunca, preencheu com o incrível amor de Cristo, que tinha perdoado ele, "o principal dos pecadores", ele estava pronto para o maior sacrifício possível se, assim, pudesse salvá-los. Sua linguagem surpreendente no nono capítulo de Romanos não é um exagero retórico, mas a expressão genuína da heróica abnegação e dedicação, que animou Moisés no passado, e que culminou no sacrifício do Filho eterno de Deus na cruz do Calvário.377

A conversão de Paulo, foi ao mesmo tempo a sua chamada para o apostolado, de facto não um lugar entre os Doze (a vaga de Judas estava preenchida), mas para o apostolado independente dos Gentios.378 Depois, seguiu uma actividade ininterrupta de mais de um quarto de século, que por interesse permanente e utilidade crescente não tem paralelo nos anais da história, e permite uma prova irrefutável da sinceridade de sua conversão e da verdade do Cristianismo.379

Sem comentários:

Enviar um comentário