domingo, 7 de agosto de 2011

Conversações Análogas - À de S. Paulo

"Em obediência à verdade, tendes purificado as vossas almas para praticardes um amor fraterno sincero. Amai-vos, pois, uns aos outros, ardentemente e do fundo do coração." I São Pedro 1:22

Philip Schaff - "History of the Christian Church" (continuação)

Boa Leitura!

Deus relaciona-se com os homens de acordo com seu carácter peculiar e condição. Como na visão de Elias no Monte Horeb, Deus aparece agora no vento impetuoso que arranca as árvores, agora no terramoto que rasga as pedras, agora no fogo que consome, agora na voz mansa e delicada. Alguns são subitamente convertidos, lembrando-se do lugar e da hora, outras vão gradualmente e imperceptivelmente mudando em espírito e conduta; outros ainda crescem inconscientemente, na fé cristã a partir do joelho da mãe e da pia baptismal. Quanto mais forte for a vontade mais força é necessária para vencer a resistência, e mais profunda e duradoura é a mudança. De todas as conversões repentinas e radicais, a de Saulo foi a mais brusca e uma das mais radicais. Em vários aspectos ele está completamente sozinho, como o próprio homem e a sua obra. No entanto, existem pálidas analogias na história. Os teólogos que mais simpatizavam com o seu espírito e pelo sistema doutrinário, passaram por uma experiência semelhante, e foi muito ajudada pelo seu exemplo e escritos. Entre estas estão Agostinho, (autores protestantes) são os mais visíveis.

Santo Agostinho, o filho de uma mãe devota e pai pagão, foi desviado para o erro e vício, vagando durante anos através do labirinto de heresia e cepticismo, mas seu coração estava agitado e com saudades da casa atrás de Deus. Finalmente, quando ele atingiu o trigésimo terceiro ano de sua vida (Setembro, 386), a fermentação de sua alma culminou num jardim perto de Milão, longe de sua casa em África, quando o Espírito de Deus, através da combinação de agências de oração incessantes como Mónica, os sermões de Ambrósio, a exemplo de Santo António, o estudo de Cícero e Platão, de Isaías e Paulo, trouxe uma mudança de facto, não tão maravilhosa por não haver nenhuma aparência visível de Cristo, mas tão sincera e duradoura como a do apóstolo. Como ele estava deitado no pó do arrependimento e lutando com Deus em ‘oração de libertação’, de repente ouviu uma voz doce como o do céu, chamando-o novamente e novamente! "Toma e lê, toma e lê" Ele abriu o livro sagrado e leu a exortação de Paulo: ". Lançai sobre o Senhor Jesus Cristo e nada disponhais para a carne, para satisfazer as suas concupiscências" Era uma voz de Deus, ele obedeceu, ele mudou completamente o seu curso de vida, e tornou-se o professor mais importante e mais útil de sua idade.

Sem comentários:

Enviar um comentário