domingo, 27 de fevereiro de 2011

O Pedro de História e de Pedro de ficção.

Philip Schaff - "History of the Christian Church" (continuação)

"Para que a prova a que é submetida a vossa fé, mais preciosa que o ouro perecível o qual, entretanto não deixamos de provar no fogo, redunde para vosso louvor para vossa honra e para vossa glória, quando Jesus Cristo se manifestar." 1 Pedro 7

As próximas postagens vão ser mais polémicas, porque o autor vai falar de Pedro, e como é protestante vai argumentar contra o apóstolo Pedro na acepção Católica. Não será por causa disso que eu vou passar à frente e omiti-las essas partes.

Boa leitura!

Nenhum personagem do Novo Testamento é diante de nós trazido, em cores tão realistas, com todas as suas virtudes e defeitos, como a de Pedro. Ele foi franco e transparente, e deu sempre a si mesmo como era, sem qualquer reserva.

Podemos distinguir três fases no seu desenvolvimento. Nos Evangelhos, a natureza humana de Simão aparece mais proeminente nos Actos ao desdobrar a missão divina de Pedro na fundação da Igreja, com uma recaída temporária em Antioquia (recordada por Paulo), em suas epístolas vemos o completo triunfo da graça divina. Ele era o mais forte e o mais fraco dos Doze. Ele tinha todas as excelências e todos os defeitos de um temperamento sanguíneo. Ele era bondoso, rápido, ardente, esperançoso, impulsivo, mutável e apto a correr de um extremo ao outro. Ele recebeu de Cristo o maior elogio e a mais severa censura. Ele foi o primeiro a confessar Jesus como o Messias de Deus, pelo qual recebeu seu novo nome de Pedro, em antecipação profética da sua posição dominante na história da Igreja, mas ele também foi o primeiro a dissuadi-lo de entrar no caminho da cruz para a coroa, no qual ele trouxe para si a repreensão: "Arreda-te, Satanás". A pedra da Igreja havia se tornado uma pedra de injúria e uma pedra de tropeço. Ele protestou, na modéstia presunção aquando Cristo lava os pés, e então, de repente muda sua mente, ele não quis apenas os seus pés, mas suas mãos e sua cabeça lavadas. Ele cortou a orelha de Malco no zelo carnal de seu Mestre, e em poucos minutos depois, ele abandonou e fugiu. Ele solenemente prometeu ser fiel a Cristo, ainda que todos O abandonassem, e ainda na mesma noite, ele traiu-O três vezes. Ele foi o primeiro a abandonar os preconceitos dos judeus contra os gentios impuros e confraternizar com os pagãos convertidos em Cesaréia e em Antioquia, e ele foi o primeiro a retirar-se da beira deles devido ao temor covarde dos judaizantes tacanhos de Jerusalém, para a qual inconsistência, ele teve que se submeter a uma humilhante repreensão de Paulo.292

Mas Pedro foi o mais rápido no retorno à sua posição correcta como foi ao afastar-se dela. Ele sinceramente amava o Senhor desde o início e não teve descanso nem paz até encontrar o perdão. Com toda a sua fraqueza, ele era uma alma nobre e generosa, e do maior serviço na Igreja. Deus anulou os seus muitos pecados e inconsistências pela sua humilhação e progresso espiritual. E, em suas epístolas, encontrámos o resultado de maturidade do trabalho de purificação, um espírito mais humilde, manso, carinhoso, gentil, amoroso e encantador. Quase todas as palavras e incidentes na história do Evangelho relacionadas com Pedro deixaram a sua marca nas suas epístolas no caminho humilde e no reminiscente agradecimento e alusão. Seu novo nome, "Pedra", aparece simplesmente como uma "pedra", entre outras pedras vivas do templo de Deus, edificados em Cristo, "a principal pedra angular."293 Sua responsabilidade para seus companheiros de presbíteros é o mesmo que Cristo deu-lhe depois da ressurreição, que deveria ser fiel "pastor do rebanho", sob Cristo, o chefe "pastor e bispo das almas".294 O registo de sua negação de Cristo é tão proeminente em todos os quatro Evangelhos, como a perseguição de Paulo da Igreja está em Actos, e é a mais proeminente, como parece sob sua própria direcção, no Evangelho de seu pupilo e "intérprete" Marcos, que é a única a mencionar o cantar do galo, duplicando assim a culpa da negação295, e que regista as palavras de Cristo de censura ("Satanás"), mas omite o louvor de Cristo ("Pedra")296. Pedro fez o menor esforço para esconder seu grande pecado, como Paulo. Ele serviu como um espinho na carne, e a lembrança manteve perto da cruz, enquanto que a sua recuperação da queda foi uma prova permanente do poder e da misericórdia de Cristo e um apelo perpétuo de gratidão. Para a Igreja cristã a história da negação de Pedro e de sua recuperação tem sido desde então uma fonte inesgotável de aviso e conforto. Tendo voltado para o Senhor, que rezou por ele para que sua Fé não falhasse, ele ainda fortalece os irmãos.297

Quanto à sua posição oficial na igreja, Pedro estava desde o início à frente dos apóstolos judeus, não no sentido partidário, mas com um espírito generoso de moderação e compreensão. Ele nunca foi um sectário, pactuado, exclusivista constrinjo. Após a visão em Jope e a conversão de Cornélio, ele prontamente mudou sua visão herdada da necessidade da circuncisão, e abertamente professou a sua mudança em Jerusalém, proclamando o princípio geral de que "Deus não faz acepção de pessoas, mas qualquer nação, que teme-O e pratica a Sua justiça lhe é aceitável." e "que os judeus e gentios são salvos somente pela graça do Senhor Jesus Cristo"298 Ele continuou a ser o chefe da igreja cristã judaica em geral, e o próprio Paulo representa-o como o primeiro entre os três "pilares", apóstolos do circumcisião299. Mas Pedro mediou entre Tiago, que representou a ala direita do conservadorismo, e Paulo, que comandou a ala esquerda do exército apostólica. E este é justamente a posição que ocupa Pedro em suas epístolas, que se reproduzem em grande medida o ensino de Paulo e Tiago, e têm, portanto, o carácter doutrinário de um Ireneu, como os actos são uma Ireneu histórico, sem violação de verdade ou facto.

Sem comentários:

Enviar um comentário